Tutoriais
Guia de instalação
Pretende instalar você mesmo a sua tela tensionada? É perfeitamente possível! Quer seja um entusiasta do bricolage ou simplesmente curioso, os nossos tutoriais detalhados acompanham-no passo a passo para instalar o seu teto ou parede tensionada. Aprenderá a escolher os perfis certos, posicionar corretamente a tela e utilizar os acessórios adequados para um resultado limpo e personalizado. Graças aos nossos guias, a instalação da sua tela torna-se simples e acessível, melhorando ao mesmo tempo a estética e o conforto acústico do seu espaço.
6 regras importantes que farão de si um especialista na instalação
A pega correta da espátula
A espátula tem a forma de um quarto de lua. Apenas a “barriga” da espátula deve ser utilizada durante a instalação. Não utilize as extremidades pontiagudas. Faça rolar a barriga da espátula na ranhura dos perfis para garantir que o revestimento fica corretamente encaixado na pinça (esta operação também é chamada de “Swalar o tecido”). Seja qual for a referência do perfil SWAL™ utilizado, comece por encaixar a espátula a vazio (sem tela) na pinça do perfil. Depois solte-a. Ela tomará naturalmente uma posição, indicando o ângulo de ataque com o qual deve encaixar o tecido.
Uma instalação em duas etapas
Não é possível tensionar corretamente uma parede ou um teto começando por um lado e acabando no outro. É obrigatório proceder em duas etapas: apontamento e tensionamento. Isto para respeitar a regra do fio direito. Um têxtil comporta-se como uma “rede”, com fios na direção do urdume e da trama. Para obter uma tela perfeitamente esticada, é necessário respeitar tanto quanto possível a linearidade da tecelagem (fios horizontais e verticais).
Etapa 1: o apontamento
O apontamento consiste em encaixar a tela aproximadamente a cada 30 a 60 cm no perfil de tensão (o mesmo método para tecidos e tetos tensionados). Esta é a etapa mais importante e deve ser feita com muito cuidado. Para garantir um bom apontamento, o excedente de tecido deve ser igual ao longo de todo o perímetro. Se começar com 5 cm de excedente, deve voltar a encontrar esses 5 cm (a 1 ou 2 cm de diferença) no final do lado. O mesmo se aplica aos outros três lados. Nesta etapa, ainda não se puxa o tecido — apenas se posiciona.
Etapa 2: a tensão
Agora é o momento de tensionar o revestimento e finalizar o trabalho. Encaixe o tecido entre cada ponto de apontamento, criando novos apoios entre os existentes. Durante esta operação, segure o tecido com os dedos enquanto o empurra para dentro do perfil usando a espátula. Isso garante uma tensão perfeita. Depois, ligue os diferentes pontos. Podem surgir ondulações; basta desfazer alguns apontamentos anteriores e reposicionar o tecido de forma mais tensionada.
Aproveitar ao máximo a sua tela tensionada
As telas tensionadas oferecem naturalmente um tratamento acústico, permitindo desfrutar melhor das suas divisões favoritas, graças à tecnologia de microperfurações e aos materiais absorventes (molletons, espumas, lãs minerais, etc.).
Aparar o excedente
O excedente pode agora ser aparado diretamente com tesoura ou x-ato, apoiando-se no perfil para um corte direito e regular. Também pode ser usado para revestir o perfil, criando um efeito de falso debrum.
Como instalar um teto tensionado
Como instalar uma tela de parede
Visualize os detalhes e subtilezas em imagens
Juntas, perfis e acabamentos: cada detalhe conta para obter um teto ou parede tensionada impecável. O objetivo é mostrar como cada elemento contribui para a qualidade e estética final da instalação. Estas vistas detalhadas ajudam a compreender as boas práticas, antecipar pontos técnicos e dominar o projeto para um resultado digno de um profissional.
Filtrar por
Junta entre duas telas
Contorno de tomada
Perfil CSW 108 Optima
Corte com tesoura
Realização de molduras
Conselhos de apontamento
Tensionamento da tela
Corte dos perfis nos cantos salientes
Vista de um canto interno (fechado)
Corte a 45° dos perfis
Acabamento “borda perdida”
Canto saliente
Junta parede/teto
Junta de 3 perfis